TERRA

A base, o chão, a mãe, onde a matéria se firma, se realiza e se transforma. Energia de vida, germinação e também de decomposição. De onde tudo nasce e para onde tudo vai. Estas são algumas imagens que o elemento Terra nos traz.

No nosso corpo, são os pés que tocam a terra. Mas o próprio corpo é a sua mais completa manifestação. Espaço limitado onde tudo é contido, seja no âmbito físico, emocional ou espiritual. Nossa base, nossas raízes, pernas e pés encontram o chão e nos trazem a conexão para o equilíbrio deste elemento em nós. Do que se renova, se transforma. Também das nossas folhas, flores e frutos, que se manifestaram da nossa semente, e que, depois de cumprirem sua missão, precisamos deixar ir, voltar para a Mãe Terra, se transformar em chão para novas sementes.

A Terra é um elemento muito ligado ao corpo físico e também às sensações. O que inclui a libido. Não só como energia sexual. O equilíbrio da Terra em nós nos dá mais energia, vitalidade e espontaneidade como poder criativo.

Com os pés sempre enraizados no chão, mantemos o foco nos nossos objetivos, permanecemos seguros de quem somos, do nosso tamanho e conseguimos enxergar o caminho para onde vamos. A Terra traz a força que precisamos para continuar a caminhar.

Mais do que isto. Quanto mais as raízes são fortes e profundas, mais a árvore terá chance de crescer, de expandir a sua copa, de florescer e de dar frutos. É da segurança da nutrição destas raízes que toda a vida surge e se renova o tempo inteiro.

Numa visão mais xamânica, o elemento traz consigo o caminho da cura, por ser um portal para o corpo e para a realidade material. O espírito da natureza que o representa é a Mãe Terra e o animal, a tartaruga.  


* texto e fotos por Neusa Rodrigues


Comentários

Mensagens populares