ÁGUA


Emoções, sentimentos, fluidez, fertilidade, adaptação e purificação são alguns dos atributos do elemento água. Faz refletir sobre quais são nossas verdadeiras necessidades emocionais e como precisamos agir para buscar o equilíbrio nesta área da vida.  Também nos ajuda a curar feridas.

Uma das imagens que melhor explica este elemento é a do rio. No fluxo, a água vai se adaptando ao longo do caminho. Mesmo que tenha nascido de uma pequena fonte e virado riacho estreito, em algum momento, pode ganhar força, jorrar num largo leito, ultrapassar grandes rochas, virar cachoeira.

Mas, independentemente do seu volume e da sua velocidade, o que a água sempre traz para nós é a possibilidade, a confiança e a fé. Fé de que chegará um dia no mar. O elemento também é responsável pela limpeza do que não precisamos mais, dos nossos medos e das nossas dependências emocionais.

Também tem o poder para nos transportar para outros mundos, para as profundezas, para o sentir. Na visão do xamanismo norte-americano, o espírito ancestral da água é a Vovó Lua e o clã é o do sapo. Os animais de poder ligados ao elemento são: golfinho, gaivota, garça, enguia, salmão, baleia, camundongo, coiote, sapo, serpente e lebre. Uma das formas de nos conectarmos com as nossas águas é observando as fases da lua e como elas atuam em nossas emoções e corpo físico.

*texto por Neusa Rodrigues

* foto por Getsemane Silva


Comentários

Mensagens populares